Capa - the tower
The Tower

Novo edifício de escritórios denominado “The Tower”, junto ao Oeiras Parque e à futura sede do Município de Oeiras.

Imagens do Projecto
Ficha técnica

Nome da Obra: The Tower
Cliente: Privado
Tipo: Edifício de Escritórios
Duração: 2010
Local: Oeiras, Lisboa

Descrição do Projecto

O “The Tower”, localizado junto do Oeiras Parque oferece mais de 6.000 m2 de ABL de novos escritórios.

O empreendimento dispõe de uma área bruta de construção de 6.592 m2, 13 pisos acima do solo e três pisos subterrâneos. Estes últimos serão utilizados para o parqueamento de 356 viaturas ao longo de 10.127 m2.

O imóvel insere-se no futuro centro de gravidade do concelho de Oeiras. Em termos de acessibilidades é servido pela A5, rotunda de distribuição junto ao Oeiras Parque e ainda pelo Serviço Automático de Transporte Urbano de Oeiras (SATU).

A torre de escritórios contará com acesso directo à nova fase do SATU Oeiras, estando em estudo a construção na sua área envolvente de equipamentos de apoio (restauração e pequeno comércio), vocacionados para servir não só os utentes do edifício mas também as populações residentes na envolvente próxima. As áreas envolventes do edifício foram libertas de estacionamento à superfície, libertando espaço para arranjos exteriores de qualidade, havendo parqueamento de superfície apenas em zonas na retaguarda do edifício.

Toda a estrutura do edifício ficará inteiramente preparada para sismos, dispondo também de um sistema de detecção e extinção de incêndios. A fachada será caracterizada por uma combinação de vidro em painéis duplos, introduzindo-se a nascente um pórtico forrado a pedra, envolvendo a zona dos elevadores panorâmicos. O promotor realça o facto de sendo o vidro o material predominante da fachada, houve uma preocupação acrescida relativamente ao comportamento térmico/acústico e de custos de manutenção.

O empreendimento “The Tower” ficará concluído no final de 2010 e será marcado por grandes planos de vidro, alternando entre o opaco e o transparente e dispondo de uma ampla e funcional recepção e espaços exteriores para equipamento de apoio.

O edifício em construção apresenta-se como uma unidade de média dimensão, adequada sobretudo a grandes empresas, não se encontrando, face à sua tipologia, dificuldades de maior para a concretização dos programas pré-definidos, tendo sido observadas na sua concepção as normas e regulamentos aplicáveis em edifícios deste tipo.

Voltar aos Projectos