
Situado na Rua Rainha Ginga, numa importante artéria que orla a baía de Luanda, o Edifício Kwanza apresenta-se como uma das principais soluções de habitação de elevada qualidade tendo também a vertente comercial com os seus escritórios. O edifício é composto por 5 pisos de estacionamento abaixo do solo e 18 pisos acima do solo divididos entre escritórios, habitação e comércio.
Nome da Obra: Edifício Kwanza
Cliente: Privado
Tipo: Edifício Misto de Habitação e Escritórios
Duração: Em Execução
Local: Luanda, Angola
O piso 0, nível por onde se acede ao edifício a partir da rua, estabelece uma divisão entre a entrada para a habitação e a entrada para os escritórios, estando as duas fisicamente separadas. De cada uma delas nascem comunicações verticais autónomas (escadas de serviço + elevadores) que servem, respectivamente, núcleo habitacional e núcleo de escritórios. Para além do Posto de Transformação e dos geradores diesel existentes neste piso, toda a restante área é destinada a lojas. Ainda neste nível mas no exterior do edifico encontra-se a área de recolha de lixos e recinto de acesso à manutenção da E.T.A.R., equipamento enterrado junto à rampa de acesso às caves.
Nos pisos 1 a 5 a utilização está repartida entre habitação e espaço de escritórios, prevendo-se ainda o aproveitamento da cobertura do piso 5 (na área onde termina o embasamento atrás referido) para a instalação de um Health Club dimensionado e vocacionado para uso dos residentes. A tipologia de habitação nestes pisos consta unicamente de T2.
A partir do piso 6 e até ao piso 17, o programa é exclusivamente habitacional: o piso 6 possui uma unidade T6+1 e permite ainda o acesso, via núcleo habitacional, ao Health Club situado na cobertura do piso 5.
Do piso 7 ao piso 17, numa disposição de esquerdo/direito, estão previstas 2 unidades T4 por piso. De um modo geral, a solução interior das fracções habitacionais promove uma distinção entre área social e área privativa que pode, nalguns casos, ser sublinhada pela presença de um vão de porta. O hall de entrada abre de forma ampla e directa para a sala de estar, zona na qual se posiciona uma instalação sanitária de apoio a convidados. À excepção dos T2, em todas as fracções os quartos são suites, existindo, nalguns T4 e no T6 + 1, uma master suite cuja instalação sanitária se divide em duas: I.S. Senhoras e I.S. Senhores. As cozinhas, além da entrada directa a partir do átrio dos elevadores, possuem vão de passagem directo para a sala de jantar que, nalguns casos, se desenvolve a toda a largura das mesmas, abrindo um espaço ao outro.
Já ao nível das caves, definiram-se 5 pisos: da cave -1 à cave -4 localiza-se o estacionamento automóvel e, na cave -5, além de lugares de estacionamento, estão localizados os espaços técnicos contendo os depósitos de água potável e água para rede de incêndio, sala de bombas e depósito de gasóleo.
Deste conjunto de programas, e resumindo o projecto, apresenta as seguintes áreas:
• Área de Habitação: 8.378,47m2
• Área de Escritórios: 3.666,16m2
• Área de Comércio: 587,63m2
• Área Técnica: 148,50m2
• Área de Estacionamentos: 7.308,15m2
• Área Bruta: 20.466,64m2
Voltar aos Projectos